Seminário apresentado nas Palestras Estudantis do Observatório Nacional.
Esse repositório contém um molde para produzir um artigo:
- diretório
notebook
contém IPython notebook para fazer a análise dos dados e gerar figuras dados
contém os dados utilizados na análisepresentation
contém slides de uma apresentação sobre ferramentas para ciênciamanuscript.tex
inclui as figuras geradas pelos notebooksMakefile
compila o.tex
A idéia é que cada artigo tenha um repositório com tudo necessário para a reprodução dos resultados. Esse repositório pode ser citado no artigo final. Produtos extras que não são incluídos no artigo (slides, poster, figuras, texto, videos, dados) podem ser colocados no figshare e citados no artigo.
O processo científico produz muito mais do que é eventualmente publicado em revistas. Fazer pesquisa involve geração de dados, código, análise, figuras, pôster/apresentações, etc. No entanto, somente uma fração pequena disso é publicada e geralmente exclui resultados considerados "negativos". Isso leva uma grande reprodução de trabalho para descobrir o que "não funciona", já que esses resultados nunca alcaçam a comunidade científica. Além disso, a publicação geralmente ocorre através de documentos estáticos (PDF) que parecem até pré-históricos quando comparados ao que estamos acostumados no mundo interativo da internet. O movimento para maior abertura do processo científico (open-science) tem promovido o uso de tecnologias emergentes para facilitar a publicação imediata de todos os produtos de uma pesquisa. Alguns prestadores de serviços se destacam dentre as várias opções disponíveis. O GitHub é o mais popular serviço de hospedagem de código e colaboração. Para a linguagem de programação Python, o IPython notebook permite a integração de código, texto, tabelas e figuras em um único documento. A página figshare.com rapidamente se tornou o padrão para publicação de dados, figuras, apresentações, material suplementar, videos, etc. Nesta apresentação, falarei sobre como utilizar esses serviços e as vantagens e de tornar sua pesquisa mais aberta e reprodutível.
Inspiração: http://youtu.be/7FIjpuwE0BQ
Slides (PDF): http://dx.doi.org/10.6084/m9.figshare.774537
Notebook com análise no nbviewer: http://nbviewer.ipython.org/urls/raw.github.com/leouieda/ferramentas_ciencia_aberta/master/notebook/analise.ipynb
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.